Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iPhil

iPhil

Projecto de Férias

28.09.14
Projecto de Férias

 

Já algum tempo que ponderava dar uma nova vida ao meu iMac de 24 polegadas de 2009. Estas férias e a chegada do OS X Yosemite foram o pretexto ideal para avançar com este projecto.


Com a descida constante de preços dos discos SSD, tornava-se cada vez mais apelativo, apostar na substituição do disco original (1TB) do iMac de 2009 por um disco SSD. Após uma pesquisa na web e com a ajuda do pessoal do Twitter, cheguei à conclusão que o Samsung EVO 840 de 250GB seria a melhor opção.

 

Sim, passei de 1TB para 250GB, mas o que perco em espaço (que posso recuperar com discos externos), compenso e muito em performance. Mas ao contrário dos portáteis, o processo de substituição do disco num iMac não é fácil.

 

iMac

 

Utilizei como referência o guia de substituição do disco rígido do iFixit, que indica que se trata de um guia com nível de dificuldade: Moderado. Não sei se será um pouco mais do que isso... alguns sensores que precisam de ser desligado e repostos. E depois de colocado o novo adaptador e o novo disco, apercebi que tudo ali é feito à medida e foi preciso colocar o disco SSD numa posição que é não compatível com o adaptador, por causa do comprimento dos cabos SATA.

 

iMac

 

Depois de tudo montado... chegou o momento de recolocar o vidro e necessitava de garantir que o LCD e o vidro ficariam limpos e imaculados, processo que se tornou quase tão complicado como a substituição do disco.

 

 

Após a substituição do disco, seguiu-se o momento de instalar da versão Beta do OS X Yosemite, para poder fazer uma instalação limpa. A performance impressionou, mas as aplicações de terceiros e limbo criado pelo iCloud Drive (que ainda não é reconhecido pelas actuais aplicações de terceiros), acabaram por criar um problema e acabei por regressar ao OS X Mavericks e voltarei a pensar na questão da instalação limpa, depois do lançamento do OS X Yosemite no próximo mês de Outubro, assim espero.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.