Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iPhil

iPhil

Aqui tão perto...

16.01.15
Aqui tão perto...

 

Na sequência dos acontecimentos em França e o ataque ao Charile Hebdo, havia a expectativa em relação a potenciais réplicas... hoje, recebemos notícias da Bélgica...

 

E tudo isto, acontece aqui bem ao lado. É verdade que tivemos atentados em Londres e Madrid. Mesmo assim, parece-me que tudo isto ocorre aqui bem perto e se agora acontece (ou estava para acontecer) na Bélgica e segundo alguns rumores, em nome do Estado Islâmico, mais preocupante ainda.

 

E por falar em Estado Islâmico, chegou um link de um artigo que merece uma nova reflexão, sobre uma frase que tenho ouvido com alguma frequência: "Not all Muslims are terrorists, but all terrorists are Muslims."

 

Certo, podemos aceitar... mas eu acrescento, seguindo o espírito do artigo... será mesmo que todo o tipo de terrorismo tem origem muçulmana? O artigo lista alguns exemplos, que ajudam a comprovar que os terroristas muçulmanos são uma pequena percentagem, quando olhamos globalmente para o fenómeno (e sou da geração que via, sem compreender, por ser tão miúdo, as notícias dos ataques da ETA em Espanha e do IRA na Irlanda). No entanto, a imprensa, especialmente a norte-americana, só desperta para os exemplos muçulmanos, porque são esses casos que alimentam e capitalizam esses meios de comunicação social.

 

E por estes dias, não me esqueço da imagem de Zarine Khan a apelar ao ISIS para "deixar os jovens em paz" e que o seu filho só se juntou ao ISIS, pela capacidade de "recrutar" jovens através da web e dos redes sociais.

 

 

Tal como Dean Obeidallah, o autor do artigo, também eu, acredito perfeitamente que um ataque do mesmo género, realizado por um europeu, não teria qualquer impacto nos media... sejam eles americanos ou não (o mal é global).

 

Nos últimos anos, a Europa cometeu alguns erros. hoje, era necessário uma Europa verdadeiramente únida e a uma única voz. Infelizmente, não é isso que verificamos. Bem pelo contrário, o que me deixa muito apreensivo em relação ao futuro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.