Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iPhil

iPhil

CES 2014 - 06/01

07.01.14
CES 2014 - 06/01


Aí estão as primeiras grandes novidades da CES, num dia marcado pela saída de palco do realizador Michael Bay, durante  a keynote da Samsung. Mas é curioso verificar as tendências da edição 2014 da CES.

 

Televisores 4K e o fim do 3D

Já a edição de 2013 tinha sido marcada pelas novidades dos novos modelos curvos e 4K e o início do fim do 3D. A edição 2014 marca o lançamento de novos modelos que não suportam de todo o 3D (parece que me ouviram) e que caminham de forma segura para a massificação do 4k. Contudo, é preciso lembrar que ainda são escassos os conteúdos neste formato. Também é preciso não esquecer, que as novas formas de distribuição de conteúdos, baseam-se na Internet e dependem e muito dos ISPs, uma vez que é necessário que suportem ficheiros de dimensões brutais, a uma velocidade considerável. Como sabemos, actualmente, os ISPs têm dificuldade em apresentar conteúdos a 1080p e com um bitrate elevado.

 

Outro problema, com as chamadas "SmartTVs" tem a ver com o sistema operativo que apresentam. A LG, após a compra do WebOS à HP (que tinha comprado o mesmo sistema operativo através da aquisição da Palm), tentou apresentar uma nova abordagem aos sistemas operativos para televisores. Tirando o look & feel e a usabilidade, sinceramente não vejo qualquer inovação no LG webOS. Eu faço parte do grupo que via imenso potencial no WebOS para smartphones. Não me parece que a LG tenha conseguido oferecer um rumo ao webOS.

 


Link do Vídeo

 

Automóveis e tecnologia

Nem de propósito...há alguns dias atrás, descrevia a minha dificuldade em converter o meu sistema de som do Renault Megane II para algo mais recente e compatível com smartphones. No entanto, olho para estas novidades da CES e começo a ficar preocupado. Não só os fabricantes estão completamente perdidos com o caminho a seguir, como os actuais proprietários não serão considerados. Bem sei que é assim que a tecnologia avança, mas um automóvel não é um consumível de curta duração. De resto, o mesmo acontece com os televisores.

 

Por outro lado, existe a dúvida em relação às plataformas escolhidas. Como referi há dias, a Apple anunciou que ia apostar com o iOS7 no mercado automóvel, mas agora, também o Google anunciou que faria o mesmo com a plataforma Android. Questiono se fará sentido as marcas e fabricantes de automóveis escolherem uma única plataforma ou se fará sentido ser multi-plataforma e de acordo com as preferências do comprador.

 

De qualquer forma, fico agradado com a forte presença dos principais fabricantes de automóveis na CES e mesmo desorientados, estão a tentar fazer um esforço para trazer a indústria automóvel para o séc. XXI.

 


Link do Vídeo

 

 

Wearables

Uma das expectativas desta edição da CES era a presença massiva de novos equipamentos, que se enquadram na nova categoria de produtos Wearables. Efectivamente, ainda não houve novidades relevantes neste campo. A Samsung fez uma pequena referência ao seu Galaxy Gear e a forma como o seu relógia poderá interargir com alguns dos equipamentos de casa, piscando o olho a outro conceito que ainda surge um pouco disperso: Home Automation.

 

O outro destaque vai para o Peeble Steel, a segunda geração do smartwatch nascido de um projecto financiado no Kickstarter e a versão agora apresentada, é apenas um upgrade da primeira versão.

 


Link do Vídeo

 

Outras notas...

Para além dos habituais lançamentos e upgrades de televisões, portáteis, tablets e smartphones, destaque para o lançamento de uma linha de tablets Pro da Samsung, com relevância para o home screen Magazine UI, que oferece ao Android, um look & feel muito parecido com o Windows 8, baseado em tiles.

 

A outra nota, vem da Asus com a apresentação Tranformer Book Duet, o primeiro equipamento que é simultanemamente Android Laptop, Windows Laptop, Android Tablet e Windows Tablet, com uma opção rápida de mudança de sistema operativo. Não é propriamente uma novidade, mas não deixa de ser uma alternativa, que me parece interessante.

 

Finalmente, fechamos com o momento do dia...o momento em que Michael Bay, salta uma linha do teleponto, que não pára. Desorienta-se e abandona o palco, durante da keynote da Samsung. Já esperamos por um oceano de especulações e pelos memes... deixo à vossa consideração o que terá realmente acontecido...

 


Link do Vídeo

 

PS: Por causa da diferença horária...ficam algumas novidades por apresentar...se justificar...não ficarão esquecidas...claro, como é o caso da Sony, da Intel ou da Valve.

1 comentário

Comentar post