Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iPhil

iPhil

Blogs do SAPO: 10 anos

07.11.13
Blogs do SAPO: 10 anos


A plataforma de Blogs do Sapo celebrou o seu 10º aniversário no passado dia 4 de Novembro e apesar de tardio, aqui fica a minha referência.

 

Criado em 2003, o SAPO quis disponibilizar uma plataforma de Blogs, gratuita, fiável, fácil de usar e com uma equipa em permanente contacto com a comunidade de utilizadores. Confesso que tem sido essa equipa que me tem convencido a permanecer nesta plataforma.

 

Em números, estes 10 anos representam mais de meio milhão de Blogs, mais de 10 milhões de posts que geraram mais de 13 milhões de comentários.


Pessoalmente, foram alguns os projectos, mais ou menos loucos, que tive oportunidade de criar, recorrendo aos Blogs do Sapo. Hoje, fazem parte do museu. Andam por aí...NA cloud (como a Jonas gosta de dizer. Os Parabéns são extensíveis a ela). Hoje em dia, fico-me por este blog e como podem verificar, com uma frequência cada vez mais baixa, uma vez que o tempo é escasso, a inspiração nula e as redes sociais acabam com o que resta.

 

Termino o post com um desafio para o SAPO, para a PT. Sim, 10 anos na web? É uma eternidade. Não é todos os dias que se consegue comemorar tantos anos de actividade. Mas a pergunta ou desafio que deixo é: "Então, qual é o próximo passo? O que vem a seguir?"

 

Não quero meter-me na estratégia que a PT terá para a plataforma de Blogs, mas considerando a forte concorrência das Redes Sociais e a mudança de paradigma da própria web, uma vez que a mesma é cada vez mais pensada para ser acedida através do desktop, do tablet ou do smartphone. Recordo que a plataforma foi lançada em 2003 e renovada em 2006. A web era muito diferente da web que temos hoje. O iPhone nem sequer tinha sido lançado ou apresentado. Os smartphones eram dominados pela BlackBerry e pelos equipamentos Windows Mobile. No entanto, a quota de mercado era irrelevante e a Nokia dominava o mercado de telemóveis. Planos de internet móvel? Era ficção científica.

 

Hoje, é tudo bem diferente (para os operadores, os planos de internet móvel ainda são ficção científica). Também os blogs deviam sofrer um valente upgrade, especialmente quando temos no mercado produtos como o Medium e Squarespace (para além das opções mais óbvias, como o Wordpress e o Blogger).

 

Talvez esta nova vida dos Blogs do Sapo, permitisse ainda outra coisa: App para iOS, Android e Windows Phone.

 

Seria, com certeza, uma forma de potenciar o número de posts gerados através do ambiente mobile. Quantos posts fizeram a partir do vosso smartphone ou tablet. No meu caso, é simples: ZERO. NENHUM. Num mundo cada vez mais dominado por estes dispositivos, seria interessante que a publicação de um post, fosse tão ou mais simples que uma partilha no Twitter ou Facebook, até porque a publicação de um post, permite a partilha nessas redes sociais (e na dúvida, há sempre o IFTTT).

 

Está feito o desafio e cá estaremos para assistir, pelo menos, aos próximo 10 anos de Blogs do Sapo.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.