Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iPhil

iPhil

A Gaiola Dourada

26.08.13
A Gaiola Dourada


Sabemos que as salas de cinema, começam a sentir o sinal dos tempos. Mas um certo filme francês, com comédia "a la portugaise" tem-se apresentado com salas cheias e a fazer um esmagador sucesso. É "A Gaiola Dourada", o filme de estreia do jovem luso-francês Ruben Alves.

 

Musicalmente colorido pelo sempre fabuloso Rodrigo Leão, esta comédia, descontraída, bem filmada e com uma belíssima fotografia, é uma espécie de fusão de "Amélie", com Woody Allen e comédia clássica portuguesa, onde os clichés verdadeiramente tugas, são captados de forma brilhante.

 

O elenco português vai muito bem, especialmente Rita Blanco, que se apresenta de forma brilhante o papel de Maria Ribeiro, uma porteira de Paris e apesar de estar integrada no quotidiano parisiense, em casa regressa a Portugal, onde imperam os detalhes. De resto, estejam atentos aos pormenores dos cenários... os quadros, os cromos, as revistas, o que surge na televisão, os toques de telemóvel, os pratos que são cozinhados, os restaurantes, os bares...tudo é uma verdadeira homenagem à portugalidade em Paris.

 

Aliás, o filme é uma homenagem aos pais do realizador Ruben Alves, também ele, como referi no início, um luso-francês. E no elenco, é possível encontrar mais luso-franceses, especiamente aquele que é talvez, o meu personagem favorito, o cunhado Carlos desempenhado por Jean-Pierre Martins.

 

Portanto, assim que tiverem oportunidade...regressem ao cinema e deixem de ver "A Gaiola Dourada" ou no seu título original "La Cage Dorée".

 


Link do Vídeo