Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iPhil

iPhil

A Internet

22.08.13
A Internet

 

O que Mark Zuckerberg, Snowden, Manning e as Eleições Autárquicas têm em comum? Isso mesmo que estão a pensar... a Internet. O CEO do Facebook anunciou uma nova iniciativa para ligar toda a população mundial à Internet...mas será assim tão simples?

 

 

Obviamente que não. A própria proposta do Mark Zuckerberg levanta algumas questões. É uma proposta mais pragmática e realista que o "Project Loon" do Google. Para além do Facebook, outras empresas tecnológicas juntaram-se ao projecto, como a Samsung e a Nokia. Mas considerando que estamos a falar da Internet, é interessante verificar que as empresas que fornecem Internet, ficaram de fora desta iniciativa. No dia-a-dia, são os operadores móveis a impôr a sua vontade sobre os fabricantes de equipamentos, não estou a ver como poderá acontecer o contrário nesta iniciativa.

 

Por outro lado, apesar do Mark Zuckerberg negar que o Facebook não teria grandes benefícios financeiros, parece-me óbvio que o aumento de utilizadores do Facebook resultarão sempre em maior retorno.

 

Tornar o acesso à Internet, universal e para todos, é uma visão que me deixa optimista para o futuro. Mas não podemos esquecer, que algumas das regiões apontadas, como regiões que continuam offline, também são regiões com problemas básicos, sem acesso a água potável, comida, educação, etc. Será que a universalização da Internet, vai garantir o resto? Não me parece.

 

 

 

Outra questão que tem estado em destaque nas notícias são os casos Snowden e Manning e os casos de espionagem que estão a ser praticados, um pouco por todo o mundo (e a respectivamente legalização, com menor liberdade para os cidadãos). É, seguramente, um dos problemas da democratização da Internet. Mas como em tudo...funciona nos dois sentidos. Por um lado os cidadãos têm que compreender, que a simples utilização da web, significa perder grande parte da sua privacidade. Por outro, os governos estarão mais expostos e se jogarem sujo, rapidamente serão desmacarados, sendo apenas necessário existir alguém como Snowden e Manning para revelar muitos dos pobres da nossa governação. 

 

E por causa destes casos, muito se tem falado da capacidade dos estados em utilizar os novos meios. O terrorismo é normalmente o pretexto mais comum. No entanto, os casos sucedem-se. Será que o sistema simplesmente não funciona ou há muitos casos prevenidos, que não são do conhecimento do público.

 

E por falar em democracia...alegadamente, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) pretende limitar a forma como são realizadas as campanhas dos candidatos às eleições autárquicas na Internet. Há aqui qualquer coisa de muito errado, quando a CNE não se consegue adaptar à realidade e aos novos meios de comunicação, mas aceita as candidaturas de pessoas que se encontram detidas ou não se podem candidatar, em virtude da Lei de limitação de mandatos.

 

Dito isto...é possível acreditar num futuro positivo para a Internet e para todos nós? Eu quero acreditar que sim...reparem no impacto que a Internet teve nas nossas vidas, desde que se massificou a partir de 1995.