Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iPhil

iPhil

Arco de Luz

11.08.13
Arco de Luz

 

O Arco do Triunfo da Rua Augusta (como também é conhecido) foi alvo de uma obra de restauro, onde se destaca a abertura de um miradouro, sobre o Terreiro do Paço e a Baixa Pombalina. Para marcar esta inauguração, foi criado um espectáculo multimédia - "Arco de Luz".

 

Os artistas Nuno Maya e Carole Purnelle do ateliê ocubo.com trazem-nos uma componente interactiva que permite o público pintar o Arco da Rua Augusta com cores e padrões das várias épocas históricas, criando originais pinturas de luz que serão colocadas no site internet www.pinturasdeluz.com para partilhar com o mundo.

 

O espectáculo é uma viagem no tempo em que começaomos por ver a construção do Arco, com a ajuda de gruas virtuais, onde se destacam as esculturas que representam ilustres personagens da história de Portugal, que vão ganhar vida e mostrar-nos os episódios mais marcantes das suas viadas, através de espectaculares efeitos especiais adaptados à fachada Norte do Terreiro do Paço com técnicas de Video Mapping 3D.

 

O Viriato vai lutar contra os Romanos no Século II a.C., Dom Nuno Álvares Pereira vai combater os Castelhanos na famosa batalha de Aljubarrota em 1385, Vasco da Gama leva-nos pelos mares a caminho da Índia no final do Século XV numa nau do tamanho da fachada e o Marquês de Pombal vai reconstruir Lisboa, depois de assistirmos ao estrondoso tremor de Terra de 1755 e os seus grandes incêndios que destroem o edifício em frente dos nossos olhos.

 

Destaque ainda para as esculturas de Célestin Anatole Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor e que terminam o espectáculo mostrando as principais figuras de Portugal.


O espectáculo pode ser visto todos os dias às 21:30, 22:30 e 23:30 até ao dia 18 de Agosto. Para quem está de férias ou não está em Lisboa ou vive fora de Portugal e não terá oportunidade de ver o evento, pode ver o vídeo que se segue. Ainda assim, no vídeo, perde-se a dimensão do espectáculo e o efeito 3D oferecido pelo próprio edifício. Por isso, se tiverem oportunidade, nem deixem de passar pelo Terreiro do Paço, até ao dia 18 de Agosto.

 


Link do Vídeo

 

 

Curiosidade: Com o restauro, destaca-se o texto inscrito no topo do arco e que é uma evocação à grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos e à descoberta de novos povos e culturas.

 

VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD

“Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”