Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

iPhil

iPhil

Alma Portuguesa por Catarina Portas

05.08.13
Alma Portuguesa por Catarina Portas

 

No passado 27 de Julho, a RTP transmitiu o programa "Portugal de...Catarina Portas", em que a jornalista e agora empresária, fala do seu projecto "A Vida Portuguesa", mas também aborda a relação do seu projecto, com o futuro de Portugal e a sua tentativa em (re)encontrar ou (re)descobrir a Alma Portuguesa.

 

Há umas semanas, tive oportunidade de visitar pela primeira vez, a loja "A Vida Portuguesa" no Chiado. Naturalmente, já sabia da sua existência e os moldes em que tinha sido criada. Mas o sentimento que nos percorre a espinha, no momento em que visitamos a loja é absolutamente impagável.

 

Quando damos os primeiros passos naquela loja, é impossível ficar indiferente aos produtos e às marcas que estão expostos naquelas prateleiras. Somos imediatamente transportados para uma viagem no tempo. As recordações, os momentos, os cheiros, um tempo que não volta...mas a realidade é que a loja existe e aqueles produtos existem...em 2013.

 

A Vida Portuguesa

Foi durante a mesma visita, que me ocorreram outras questões:

 

 

"Mas então estes produtos não desapareceram?"


 

"Como chegaram estes produtos a 2013?"


 

"Quem produz estes produtos?"

 

 

 

No programa "Portugal de... Catarina Portas", com a autoria de Luís Osório, Catarina Portas fala sobre o seu projecto, mas não só. Fala das motivações que a levaram a apostar num mercado que a própria apelida de "Comércio Delicado", em clara oposição aos shoppings, aos hipermercados e ao comércio de retalho obessivo.

 

É nesse conceito em que se baseia o projecto "A Vida Portuguesa". Muitos olham para o projecto, como um projecto saudosista, que tenta recuperar produtos antigos. Mas o projecto é muito mais do que isso. Pode ser simplesmente uma "metáfora" para o país. Um país que deve apostar no que é seu. Um país que ainda tem uma capacidade diferenciadora, com produtos diferenciadores. A Europa já pode ter perdido isso. Devemos ser mais rigorosos e selectivos nos produtos que escolhemos. Como refere Catarina Portas, a forma como consumimos, por ser um acto político. A forma como podemos ser mais exigentes no momento em que compramos, pode definir o nosso futuro.

 

Como já terão percebido, revejo-me completamente nas palavras da Catarina Portas. Mas melhor do que qualquer texto que eu possa escrever, é ouvirem o seu relato pessoal, assistindo ao programa transmitido na RTP e à sua talk no TEDxPorto 2013.

 


Link do Vídeo

 


Link do Vídeo

 

"A Vida Portuguesa" está presente fisicamente com duas lojas, em Lisboa e no Porto. Mas podem conhecer a sua oferta, na loja online. O projecto, também pode ser acompanhado no Facebook.

13 comentários

Comentar post