Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iPhil

iPhil

Portugal 1143-2012

24.08.12
Portugal 1143-2012

 

 

Numa breve passagem pelo Facebook, descobri o movimento ± maismenos ±, que tem estado com uma presença polémica na Capital Europeia da Cultura em Guimarães.

 

 

Recordo-me, há uns anos, de um qualquer cantor ter feito uma versão do Hino Nacional. Sinceramente, já não me recordo do tipo de versão que foi feito e quem seria o artista. Mas recordo-me bem das críticas inflamadas que surgiram na altura. Hoje, a mesma situação, não teria o mesmo impacto.

 

 

Desta vez, nada. A passividade total. E atenção...não estou aqui a colocar em causa a nova versão do Hino ou todas as iniciativas que serão criadas pelo movimento ± maismenos ±. Acho muito bem que o façam e logo, onde nasceu Portugal. O que me impressiona mesmo é a passividade e o estado em coma que o país se encontra, pela reacção que isto não provocou. Porque o objectivo destas iniciativas e destes vídeos é mesmo fazer despertar algumas mentes.

 

 

Em suma, o movimento faz parte do Laboratório on-off da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 e entre Maio e Outubro, surgirão várias peças de comunicação, em vários capítulos.



Para já, estão disponíveis dois capítulos. Primeiro adulterou o Hino Nacional, em que "A Portuguesa" arranca com a frase "Ireis pagar pobre povo", em vez do tradicional "Heróis do mar nobre povo". Foi lançado há 2 meses e tem o nome de "Portugal 1143-2012" (o Aviso).




Link do Vídeo




O segundo capítulo (a Traição) tem duas semanas e não quer ser menos polémico: Afonso Henriques foi esfaqueado, pelas costas.




Link do Vídeo




No futuro, teremos outro vídeo, em que Portugal foi a enterrar. Deixo-vos com a reportagem do GuimarãesDigital.

 

 


Link do Vídeo

 

 

O que falta fazer para fazer despertar Portugal?