Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

iPhil

iPhil

Falta de Ética | #PL118

31.01.12
#PL118

 

 

Já todos percebemos a forma de actuar da SPA, mas não posso deixar de ficar incomodado com uma das notícias que vi publicadas no site da SPA, onde se mostram preocupados com a subida do IVA na restauração e hotelaria, considerando que as "consequências daí resultantes para um sector de importância estratégica na economia portuguesa que dá trabalho a muitas dezenas de milhares de pessoas, cujos empregos poderão ficar seriamente ameaçados como consequência desta gravosa medida de carácter fiscal."

 

 

Então, consideram que o peso fiscal na restauração e hotelaria poderá ser um problema e depois defendem uma proposta como o #PL118?? Como isto é possível? Que raio de ética e seriedade é esta?

 

 

Obviamente que esta notícia não é inocente. Reparem no parágrafo seguinte:

 

 

"A SPA manifesta igualmente a sua preocupação pela circunstância de este ser um sector vital para as cobranças da cooperativa respeitantes à utilização de obras protegidas nas áreas da música e do audiovisual. É mais do que previsível que esta subida do IVA venha a comprometer notoriamente a capacidade financeira de quem deve pagar à SPA os direitos correspondentes às obras utilizadas."

 

 

Ou seja, a SPA não está nem aí para a crise no sector da restauração e hotelaria. O que incomoda a SPA é a redução da receita gerada nesse sector.

 

 

A SPA prossegue ao referir que "Por outro lado, esta medida fiscal irá afectar igualmente a capacidade que o sector da restauração e hotelaria tem de apoiar, com serviços de qualidade, a oferta cultural um pouco por todo o país, já que a combinação destas duas áreas é sempre indispensável para o desenvolvimento local, regional e nacional, sobretudo num país que, como é o caso do nosso, depende reconhecidamente do crescimento de sectores como estes."

 

 

Portanto, podemos concluir que estas áreas são importantes para o desenvolvimento local, regional e nacional, mas no caso do #PL118 já não têm essa posição?

 

 

É lamentável e revela que a SPA é uma entidade que está sedenta por milhões, não olhando a meios para o conseguir, como se tratasse de um locomotiva descontrolada.